O clima em março foi como esperado em relação aos meus estudos. Choveu aqui 172 mm no mês de março, em 8 dias de chuva, quantidade de dias de chuva iguais a média dos anos análogos. Lembram quando eu disse que não precisávamos nos preocupar com o tempo para a colheita, pois teríamos dias de sol, se confirmou. A média de precipitação dos anos análogos, em março, é de 176 mm e a média de 30 anos é de 149 mm, portanto choveu 15% a mais que a média. Também ocorreram eventos de chuvas fortes e em curto espaço de tempo, em Bozano-RS por exemplo, choveu 200 mm em 12 horas, como ocorreu nos anos análogos.

O El Niño é fraco, com desvio de temperatura em torno que 0,7ºC. limite entre El Niño e neutralidade. No lado do Atlântico na costa sul do Brasil, o desvio da TSM (temperatura da superfície do mar) que estava +1,5°C em março, agora está de neutro pra negativo, o que nos anos passados fez diminuir os volumes de chuvas na nossa região e em todo o estado do RS no mês de abril. Nos últimos 30 anos a correlação do Atlântico com as chuvas em abril foi de 54 % (Figura 1), o que estatisticamente é bom, a correlação com o Pacífico é bem baixa. A média de 30 anos em abril aqui, é de 149 mm e em abril nos anos análogos choveu abaixo da média devido ao resfriamento do Oceano Atlântico na costa sul do Brasil. Então se o Atlântico continuar esfriando, menos chuva que a média em abril, se ele esquentar, mais chuva, isso é difícil de prever. Vale salientar que as águas do Oceano Atlântico têm uma grande variação da TSM mensal, isso pode durante o mês fazer mudar esta projeção. Quanto as temperaturas médias do mês, nos anos análogos ela ficaram na média para o mês.

Muitos me pedem de como podem se comportar as culturas de inverno, como o trigo. Penso que ainda é cedo para saber. Mas a produtividade do trigo é inversamente proporcional a temperatura do Oceano Pacífico, com pouca correlação com a TSM do Atlântico. Quanto mais quente o Pacífico, menor a produtividade do trigo. Então temos que aguardar.

A previsão climática para o outono, inverno e primavera é de continuidade do El Niño, segundo a média dos modelos dos institutos mundiais de previsão climática. Nos meus estudos também vejo esta possibilidade. Mas isso é cedo para saber, pois os eventos costumam mostrar uma tendência somente na primavera. No final do mês atualizo estes dados.

 Essa correlação é válida para a nossa região, metade norte do RS. Vou colocar umas imagens que mostram tudo o que foi comentado, e de onde tenho os dados para fazer estas análises. Se alguém tiver alguma pergunta (055-99900-7712) Whats.

Essa imagem mostra o desvio de temperatura dos oceanos, observem o atlântico na costa sul do Brasil:

Em final de fevereiro estava com desvio positivo Figura 1. Em final de março está praticamente com desvio negativo, Figura 2.

Figura 1: Desvio da temperatura da superfície dos oceanos em 27/02/2019.

Figura 1: Desvio da temperatura da superfície dos oceanos em 27/02/2019.

Figura 2: Desvio da temperatura da superfície dos oceanos em 30/03/2019.

Figura 2: Desvio da temperatura da superfície dos oceanos em 30/03/2019.

Figura 3: Desvio da temperatura da superfície dos oceanos em 30/03/2019. Imagem de outro site.

Figura 3: Desvio da temperatura da superfície dos oceanos em 30/03/2019. Imagem de outro site.

Figura 4: Oscilação diária do Niño 3.4.

Figura 4: Oscilação diária do Niño 3.4.

Categorias: Clima

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *