O clima no final de junho teve o fim de um El Niño fraco, dando lugar a neutralidade, com pequeno desvio positivo de temperatura em torno que 0,2ºC. Todos os eventos de El Niño ou La Niña tem o pico no verão e terminam em junho. No lado do Atlântico na costa sul do Brasil, o desvio da TSM (temperatura da superfície do mar) terminou o mês de junho com um desvio positivo e continuou no mês de julho, mas com menor intensidade.

Quanto ao tempo, a previsão é de chuva para a semana que vem, de 24/07 a 26/07, com maiores volumes do que nas últimas precipitações. O tempo muda na sexta-feira dia 26 com abertura de sol no final de semana e início da semana que vem. Temos que ir acompanhando.

A previsão climática para o inverno e primavera, divulgada ontem, dia 19/07/2019 mudou em comparação com a de 15/06/2019, de continuidade do El Niño de fraca intensidade segundo a média dos modelos dos institutos mundiais de previsão climática, para uma neutralidade climática para a primavera e verão 2020. Probabilidade de 47% de neutralidade para janeiro e fevereiro de 2020 e 38% de ocorrer um El Niño fraco. Mas isso é cedo para saber, pois os eventos costumam mostrar uma tendência somente na primavera. Dia 15/08/2019 sai a nova atualização com a tendência para os próximos 6 meses. Quando puder atualizo esses dados.

O mês de julho começa a mostrar a tendência para o verão. A correlação da temperatura do Niño 3.4 de julho com dezembro é de 90%, isso nos últimos 70 anos. Quer dizer que como ela vai ficar em julho (TSM Niño 3.4), tem grande probabilidade de em dezembro ela estar parecida. Se ela esfriar vem um La Niña, se ela esquentar vem um El Niño, se ela ficar sem desvio, vem uma neutralidade no verão. Isso ocorreu em 90 % dos anos nos últimos 70 anos. O que mostrou nestes 20 dias é uma neutralidade. Vamos acompanhar.

Agora vou colocar umas imagens que o IRI atualizou ontem e que mexeram até com a bolsa de Chicago, pois mostram temperaturas acima da média e precipitações abaixo da média, principalmente para setembro no meio oeste americano.

No Brasil, elas mostram uma previsão de chuvas acima da média para a metade sul do RS até dezembro de 2019. Também mostram uma previsão de temperaturas acima da média para grande parte do Brasil.

Figura 1: Desvios de temperatura dos oceanos e previsão estatística dos Enos.

Figura 1: Desvios de temperatura dos oceanos e previsão estatística dos Enos.

Figura 2: Anomalias

Figura 2: Anomalias

Figura 3: Essas 4 imagens são de desvio de precipitação em relação à média, para a América do Sul, até dezembro de 2019.

Figura 3: Essas 4 imagens são de desvio de precipitação em relação à média, para a América do Sul, até dezembro de 2019.

Figura 4: IRI

Figura 4: IRI

Figura 5: IRI

Figura 5: IRI

Categorias: Clima

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.