No mês de setembro de 2019 aqui na Brasitália, Condor, RS, choveu 60 mm, completando 4 meses com chuvas muito abaixo da média no norte do Rio Grande do Sul. Isso ocorreu nos últimos 4 anos, onde nos mesmos 4 meses também choveu menos que a média, mas não como neste ano. A média de 29 anos em setembro é de 183 mm. Portanto choveu 33% da média. Nos anos passados mais parecidos com este, choveu uma média de 88 mm. Não tivemos perdas com geadas, mas como nos anos análogos tivemos duas ondas de frio, uma no começo e outra no fim do mês. No estado houve grande variabilidade na distribuição espacial das chuvas. Choveu menos no norte do estado.
Outubro é o mês mais chuvoso do ano aqui na região e no estado do Rio Grande do Sul. A média aqui é de 288 mm, em 29 anos. Este ano estamos começando o mês com um pequeno resfriamento das águas do oceano Atlântico na costa sul do Brasil e neutralidade nas águas do Pacífico. Para o mês de outubro, nos anos passados parecidos com este, ocorreram chuvas abaixo da média aqui na região, com volume em torno de 230 mm, sendo que a média de chuva do mês é de 288 mm. Isso foi o que aconteceu nos anos passados e outubro é um mês de baixa correlação com os oceanos, o que torna difícil as comparações. Estamos na primavera, época de mudanças muito rápidas no tempo, quanto as temperaturas e as precipitações.
As previsões são de uma neutralidade para o final da primavera, verão e outono próximo. A previsão do IRI (Universidade de Columbia, EUA) é de chuvas acima da média, em todo estado do Rio Grande do Sul, de outubro a fevereiro de 2020. O modelo europeu ECMWF também prevê chuvas acima da média de outubro a dezembro de 2019 e na média para janeiro e fevereiro de 2020. A previsão também é de temperaturas acima da média até dezembro e na média para janeiro e fevereiro. Nos anos passados neutralidade foi sinônimo de irregularidade, na distribuição espacial e temporal das chuvas de dezembro a abril.
A previsão do IRI (Universidade de Columbia, EUA) para junho, julho, agosto e setembro de 2019, era de chuvas acima da média e não choveu nem a metade da média neste período, o modelo comparativo com anos do passado que observo, foram muito mais precisos do que os modelos de todos os institutos de pesquisa de clima.
Uma dica de aplicativo para celular com muitos dados importantes é o Windy.
Todas as análises climáticas que fiz neste ano se encontram no site www.agropecuariabrasitalia.com.br no menu “clima”, “análises climáticas”.
Mauro Costa Beber, 02/10/2019.

Categorias: Clima

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.